HISTÓRICO

 

A Kryos  nasceu no final de 2003, fruto da pesquisa por tecnologias inovadoras no mercado nacional. O tratamento criogênico de materiais (resfriamento lento e controlado até - 200 ºC) foi vislumbrado como uma ótima vertente não só em termos de negócios, mas também pela pouca exploração científica do processo e pela possibilidade de agregar e controlar outros parâmetros físicos ao processo de forma inédita. Daí nasceu a denominação processo térmico em ultra baixa temperaturas (Ultra Low Temperature Processes- ULTP®).

Kryos é uma palavra de origem grega que significa frio. Em português gera o ante positivo crio que dá origem as palavras criogenia, criobiologia, criônica, criocirurgia entre outras. São ciências, processos ou tecnologias que envolvem fenômenos que ocorrem em baixíssimas temperaturas (entre -80 e -270ºC).

No final de 2003 o Projeto Kryos foi inscrito no processo seletivo da Incubadora de Empresas de Base Tecnológica da UnB, no programa de Hotel de Projetos. Foi o primeiro desafio vencido. Ao longo de 2004 foi constituído todo o know how necessário para a realização adequada de processos de tratamento de materiais em ultra baixa temperaturas. Foram iniciados também os trabalhos de cooperação científica com professores e laboratórios de pesquisa da Universidade de Brasília.

 

O projeto virou empresa formal no início de 2006. Contou com o apoio institucional da UnB, para acesso a professores e utilização de laboratórios de pesquisa da universidade. O foco da empresa é o desenvolvimento tecnológico em cooperação  com Instituições Públicas de Ciência e Tecnologia (ICT´s) ou empresas privadas e a consequente transferência da tecnologia desenvolvida para o setor produtivo.

 


NEGÓCIO


Pesquisa e desenvolvimento em criogenia aplicada às áreas de beneficiamento de materiais e saúde.

 

 

PROJETOS REALIZADOS

 

2006 - 2011

Influência de tratamento térmico em ultra baixa temperatura no processo de fadiga sob condição de fretting em ligas aeronáuticas.

 

Descrição: O projeto visa estudar a viabilidade da tecnologia de tratamento térmico em ultra baixa temperatura no aumento da confiabilidade e durabilidade de componentes tais como em juntas rebitadas da fuselagem e na conexão das pás de turbinas de motores aeronáuticos. Além disso, o projeto pretende contribuir para o aumento da segurança a partir do melhor conhecimento dos mecanismos de falha de fadiga por fretting nesses materiais. Ressaltando que estes são componentes críticos que sofrem fortemente com processo de degradação de fadiga por fretting. Podendo, inclusive, provocarem falhas catastróficas em uma aeronave durante um vôo. Espera-se, então, de forma geral, aumentar a competitividade e a confiança nas empresas brasileiras do segmento aeronáutico a partir dos conhecimentos gerados..

 

Situação: Concluído;

Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Especialização: (1) / Mestrado acadêmico: (2) / Doutorado: (1) .

Integrantes: Tiago França de Oliveira Melo - Coordenador / Edgar Sobral Eashiuchi - Integrante / Felipe Ventorim Rodrigues Paulin - Integrante / José Alexander Araújo - Integrante / Carlos Queiroz de Medeiros - Integrante / Daniel Monteiro Rosa - Integrante.
Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Bolsa.

Também neste ano a Kryos obteve incentivo financeiro para dois projetos de pesquisa. Um do Conselho Nacional de Pesquisa (CNPq) por meio do Edital RHAE-Inovação e outro do Instituto Euvaldo Lodi por meio do edital de bolsas BITEC.

 


2009 - 2010

Estudo da influência do tratamento criogênico nas propriedades mecânicas de ligas de alumínio utilizadas no sistema elétrico de transmissão de energia.

 

Descrição: Avaliação das modificações microestruturais e mecânicas de ligas de alumínio utilizados na fabricação de cabos, grampos de suspensão e outros acessórios com o objetivo de quantificar o aumenta da vida útil desses materiais quando submetidos ao tratamento criogênico profundo..
Situação: Concluído;

Natureza: Desenvolvimento.
Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Mestrado acadêmico: (1) .

Integrantes: Tiago França de Oliveira Melo - Coordenador / Edgar Sobral Eashiuchi - Integrante / José Alexander Araújo - Integrante.
Financiador(es): Expansion Transmissão de Energia Eletrica - Remuneração / Universidade de Brasília - Cooperação.

 

 

2009 - 2010

Desenvolvimento de processo térmico criogênico para prolongar o brilho de metais preciosos polidos utilizados em jóias

 

Descrição: Com intuito de prolongar a vida de brilho de jóias metálicas, neste trabalho de pesquisa e desenvolvimento foi investigada a aplicabilidade do tratamento criogênico em metais preciosos. Duas bancadas de ensaios de desgaste acelerado foram criadas e comissionadas especificamente para simular processos naturais de desgaste mecânico por impacto e por risco. Utilizando um brilhômetro calibrado, o brilho inicial da amostra polida foi comparado com o brilho após processo de desgaste em bancada. Os metais/ligas estudados foram de ouro 24 e 18 k, prata 1000, prata 950 e prata-paládio. Diversos tratamentos criogênicos foram realizados, contudo, apesar de significativas modificações na vida de brilho dos materiais tratados, os processos não se mostraram comercialmente viáveis em jóias..
Situação: Concluído;

Natureza: Pesquisa.

Integrantes: Tiago França de Oliveira Melo - Coordenador / Edgar Sobral Eashiuchi - Integrante / Felipe Ventorim Rodrigues Paulin - Integrante / Carlos Queiroz de Medeiros - Integrante.
Financiador(es): Fundação de Apoio à Pesquisa do Distrito Federal - Auxílio financeiro / Centro de Apoio ao Desenvolvimento Tecnológico da Universidade de Brasília - Outra.

 

 

2009 - 2014

Cabine de Crioterapia Corporal

 

Descrição: O objetivo deste projeto foi desenvolver um equipamento moderno e eficiente para realizar tratamento individual de pacientes por meio de crioterapia corporal integral, em inglês denominada de Whole Body Cryotherapy (WBC)..
Situação: Concluído;

Natureza: Desenvolvimento.

Integrantes: Tiago França de Oliveira Melo - Coordenador / Edgar Sobral Eashiuchi - Integrante / Felipe Ventorim Rodrigues Paulin - Integrante / Carlos Queiroz de Medeiros - Integrante.
Financiador(es): Centro de Apoio ao Desenvolvimento Tecnológico da Universidade de Brasília - Cooperação / Fundação de Apoio à Pesquisa do Distrito Federal - Auxílio financeiro / INBD Engenharia Eletrônica - Cooperação.

 

 

2010 - 2013

Beneficiamento de aços elétricos

 

Descrição: Análise do comportamento eletromagnético de aços para fins elétricos tratados termicamente..
Situação: Concluído;

Natureza: Desenvolvimento.
Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (2) .

Integrantes: Tiago França de Oliveira Melo - Coordenador / Edgar Sobral Eashiuchi - Integrante / Felipe Ventorim Rodrigues Paulin - Integrante / Adalberto Batista José - Integrante / Carlos Leandro Borges da Silva - Integrante.
Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Bolsa / Universidade de Brasília - Cooperação / Universidade Federal de Goiás - Cooperação.

 

 

PESQUISADORES



   Edgar Sobral Ashiuchi                  
    Bacharel e licenciado em Física pelo Instituto de Física da UnB e Doutor pelo Departamento de Engenharia Mecânica da UnB.

   
   Tiago França de Oliveira Melo     
   Mestre, bacharel e licenciado em Física pelo Instituto de Física da UnB.


 

 

COLABORADORES EXTERNOS


   Prof. José Alexander, PhD

   Prof. Dr. Cosme Roberto

   Prof. Dr. Júnio Márcio Rosa Cruz
   Prof. Dr. Flávio José da Silva

   Prof. Dr. João Batista Ferreira Junior

  

GRUPOS DE PESQUISA

 

GAMMA: Grupo de Mecânica dos Materiais.
GAMEF:Grupo Avançado de Materiais Estruturais e Funcionais.
NFA: Núcleo de Física Aplicada da Universidade de Brasília.